Por fim, resolvi escrever sobre a arte da persuasão, disciplina que "move montanhas" e que persegue a todos nós, principalmente aqueles que vendem idéias a todo momento.
Ultimamente tenho estudado estratégias para vencer as barreiras da comunicação e convencer meus ouvintes a compartilharmos pontos de vista.
Muito pelo contrário do que muitos imaginam, a persuasão não envolve lógica e persistência, mas sim planejamento e conhecimento de sua audiência.
Chip e Dan Heath descrevem em seu livro "Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die" seis preciosas características que ajudam no seu planejamento e fazem sua mensagem "colar" em sua audiência:
- Seja Simples: é complexo ser simples!
- Surpreenda: fuja do óbvio.
- Seja Concreto: a subjetividade, na maioria das vezes, denigre sua credibilidade.
- Tenha credibilidade: se ainda não tem, se "apóie" em alguém que tenha.
- Use Emoções: mexa com seus ouvintes. Coloque-os dentro de sua apresentação/de seu discurso.
- Conte histórias: elas tocam as pessoas e permanecem em suas mentes por muito mais tempo.
Infelizmente o livro dos Heath ainda não está disponível no mercado brasileiro. Para aqueles que se aventuram, podem adquirir na Amazon.
Não deixe de acessar o site oficial do livro e a entrevista do autor para o McKinsey Quarterly.
Um grande abraço
Thiago Garcia Vaz